O melasma se caracteriza pelo aparecimento de manchas escuras na pele. Normalmente, elas aparecem no rosto, mas também podem aparecer em outras áreas do corpo como o colo e os braços. O formato dessas manchas costuma ser irregular e a cor pode variar de acordo com o tom de pele da pessoa.

Não há uma única causa definida para essa condição, porém ela é mais comum em mulheres (cerca de 90% dos casos) e pessoas de pele escura. Outros fatores de risco são alta exposição ao sol, alergia a medicações ou cosméticos, fatores hormonais, gravidez e histórico familiar.

Diagnosticando e tratando o melasma

O diagnóstico do melasma é feito através da observação das manchas. O profissional irá perguntar há quanto elas apareceram, se o paciente já teve a condição anteriormente, o histórico de remédios que foram ingeridos e o histórico familiar. Após definir a causa e avaliar o quadro atual, um tratamento pode ser definido.

Antes de qualquer tratamento, o paciente precisará aumentar a proteção contra os raios solares. Em conjunto, costumam ser utilizadas técnicas de peeling (químico, de cristal ou de diamante) e o microagulhamento a laser. Além disso, diferentes tipos de ácidos, cremes e até ultrassom podem ser utilizadas.

O tratamento para o melasma precisa ser continuo. Seu desenvolvimento é lento e, por isso, é possível controlá-lo ainda no começo. No entanto, é necessária constante manutenção, repetindo os procedimentos feitos para o clareamento das manchas e, tão importante quanto, a proteção correta contra os raios solares.

É importante encontrar um especialista para fazer o diagnóstico assertivo e executar corretamente o tratamento do melasma. Entre em contato com a 4You Biomedicina Estética, estamos prontos para cuidar de você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat